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A maioria dos empreendimentos acaba por fechar antes de completar dois anos. Isso se deve a alguns fatores externos, como situação econômica do país, mas, em grande parte, o problema encontra-se na falta de planejamento e conhecimento da área de atuação do empreendimento. Isso mostra que inexiste, ou ao menos não se segue, um bom Plano de Negócio.

Planejar seu futuro negócio em todas as etapas aumenta, em muito, as chances de sucesso! Por isso a importância de um Plano de Negócio. Mas, a pergunta é: o que precisa constar um bom plano? Embora não exista fórmula pronta, existem algumas dicas que podem ser seguidas. 

Sumário

A consulta ao Plano de Negócio é constante. Por isso, é importante manter a organização com um sumário que permita localizar rapidamente uma determinada seção.

História do empreendimento

Para nunca se esquecer do porquê se está fazendo um empreendimento, é importante que conste no Plano de Negócio de onde veio a ideia e como foi seu desenvolvimento até a consolidação em um planejamento. Isso não apenas ajuda a colocar o empreendimento em perspectiva, como pode ser um forte motivador para momentos mais difíceis.

Produto ou serviço

Descrever o que se pretende oferecer ao consumidor é muito importante. Qual é o produto ou serviço com que seu empreendimento trabalha? Descreva-o, deixando claro como sua empresa pretende atuar.

Público-alvo

Definir seu público-alvo mostra a quem seu produto ou serviço é direcionado. Um público-alvo bem recortado permite focalizar suas ações de marketing, por exemplo, ou verificar o mercado consumidor.

Mapeamento do mercado

Existem três tipos de mercado que seu plano de negócios precisa mapear: fornecedor, consumidor e concorrente. O mercado fornecedor é aquele que oferece os insumos necessários para sua atividade empresarial. O mapa desse mercado permite escolher melhores fornecedores, baseando-se na relação custo-benefício.

O mercado consumidor é o mapeamento de quanto do seu público-alvo efetivamente está disposta a consumir seu produto ou serviço. Por fim, mapear o mercado concorrente permite saber quem são aqueles que oferecem o mesmo que você e criar um diferencial para o que você tem a oferecer.

Localização da empresa

A localização da empresa é de suma importância, e deve ser escolhida levando em consideração o público-alvo e os mercados envolvidos.

Marketing

As campanhas de marketing, especialmente as de marketing digital, devem ser planejadas. Isso não significa que as campanhas constarão no Plano de Negócio, mas devem estar descritos o gasto mensal com marketing, a perspectiva realista de quanto as ações devem alcançar, os objetivos com o marketing etc.

Operacionalização

O Plano de Negócio precisa ter a operacionalização da atividade — ou seja, descrever como o empreendimento vai funcionar: equipe de empregados, metas de produção, meios de distribuição, a forma de produção, recursos necessários, processos de efetivação, cronogramas.

Alocação de recursos

Uma parte muito relevante e a mais negligenciada do Plano de Negócio é a alocação de recursos. Considera-se recurso todo capital fixo e volátil de uma empresa, incluindo os recursos humanos. O nível de otimização da alocação de recursos previne perdas, por exemplo.

Projeção financeira

A projeção financeira engloba a projeção de vendas, de investimentos e de retorno. É o plano de metas gerais e o quanto se planeja crescer no futuro.

Com esses pontos básicos, já é possível criar um Plano de Negócio para seu empreendimento. Para saber mais sobre como começar sua empresa, veja nosso e-book, o Guia definitivo para a abertura de empresas!